✨Muitos pacientes que chegam até mim para uma consulta inicial, apresentam transtornos respiratórios do sono como : respiração ruidosa ou ronco, respiração bucal, sono agitado, enurese noturna, irritabilidade e hiperatividade.
.
😴A primeira suspeita de SAOS é a presença do ronco.
O reconhecimento e o tratamento precoce da SAOS
são cruciais para o desenvolvimento e saúde geral da
criança. Sendo, a polissonografia essencial para se realizar o diagnóstico. O exame registra importantes dados durante o sono. Pois, crianças e adolescentes roncadores podem evoluir para um quadro de apneia.
.
⚠️ O que fazer então? Trabalho multidisciplinar.
.
✨O Ortodontista participa desses tratamentos por meio do uso de aparelhos ortopédicos para expansão maxilar, promovendo uma alteração transversal, resultando na ampliação da cavidade nasal. Outros aparelhos ortopédicos podem contribuir para um ganho
anteroposterior, melhorando a passagem de ar.
.
✨É necessária uma grande conscientização da família, da comunidade médica e odontológica, fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais de áreas afins devem trabalhar juntos para ajudar o paciente a respirar melhor durante o sono. Apenas mediante um trabalho multidisciplinar é possível tratar as crianças portadoras de SAOS.
.
✨Essa é a tendência mundial. Troca de experiências e soma de esforços.

Abraço, Laís F.✨